A Cervejaria Petrópolis, que fabrica a Itaipava, foi condenada a pagar
R$ 200 mil de indenização à Ambev, por ter lançado uma lata de cerveja
semelhante à Brahma. A 17ª Câmara Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do
Rio de Janeiro) considerou que a Petrópolis praticou “concorrência
parasitária”, ao “aproveitar a estratégia publicitária de sua
concorrente”. Em nota, a cervejaria já adiantou que irá recorrer da
decisão. A marca Brahma lançou no mercado uma lata vermelha de
cerveja com o slogan “O sabor da sua Brahma agora na cor da Brahma”, com
o objetivo de diferenciar e identificar a sua marca. Dois meses depois,
em edição comemorativa do patrocínio da fórmula Stock Car, a Cervejaria
Petrópolis lançou uma latinha na tradicional cor branca.
No entanto, a
empresa posteriormente trocou o produto por um similar na cor vermelha, o
que, no entendimento do TJ-RJ, desviou a clientela para a Itaipava,
configurando a concorrência parasitária. Em sua defesa, a
Petrópolis alegou que a cor vermelha está intimamente ligada à Itaipava
há muitos anos. Para a empresa, foi a Ambev quem “pegou carona” apenas
para alavancar o seu mercado de consumo lançando no mercado uma lata
cuja cor pertence ao seu “trade dress”. Na nota enviada pela
assessoria de imprensa, a Petrópolis ressaltou que “os desembargadores
não reconheceram o direito da Ambev ao uso com exclusividade da cor
vermelha”. Dessa maneira, ambas as marcas poderiam manter a cor nas
latinhas, se assim desejarem.
Elevado investimento
“O
que está em pauta de discussão neste processo é a utilização de uma
estratégia publicitária engendrada por uma marca de cerveja consagrada,
Brahma, por um produto de concorrente, Itaipava”, anotou o relator do
processo, desembargador Edson Aguiar Vasconcelos. O magistrado achou
importante ressaltar também que a lata vermelha lançada pela Brahma é
fruto de uma campanha publicitária que “custou elevado investimento”. “E
não se diga que tal conduta não é suscetível de levar o consumidor a
confundir os produtos”, afirmou Vasconcelos. Para ele, as latas na mesma
cor podem induzir as pessoas acreditar que os produtos são similares ou
de mesmo sabor.
(Fonte: Portal UOL)
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