sábado, 24 de novembro de 2012

Lata vermelha da Itaipava rende multa de R$ 200 mil

A Cervejaria Petrópolis, que fabrica a Itaipava, foi condenada a pagar R$ 200 mil de indenização à Ambev, por ter lançado uma lata de cerveja semelhante à Brahma. A 17ª Câmara Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) considerou que a Petrópolis praticou “concorrência parasitária”, ao “aproveitar a estratégia publicitária de sua concorrente”. Em nota, a cervejaria já adiantou que irá recorrer da decisão. A marca Brahma lançou no mercado uma lata vermelha de cerveja com o slogan “O sabor da sua Brahma agora na cor da Brahma”, com o objetivo de diferenciar e identificar a sua marca. Dois meses depois, em edição comemorativa do patrocínio da fórmula Stock Car, a Cervejaria Petrópolis lançou uma latinha na tradicional cor branca.

No entanto, a empresa posteriormente trocou o produto por um similar na cor vermelha, o que, no entendimento do TJ-RJ, desviou a clientela para a Itaipava, configurando a concorrência parasitária. Em sua defesa, a Petrópolis alegou que a cor vermelha está intimamente ligada à Itaipava há muitos anos. Para a empresa, foi a Ambev quem “pegou carona” apenas para alavancar o seu mercado de consumo lançando no mercado uma lata cuja cor pertence ao seu “trade dress”. Na nota enviada pela assessoria de imprensa, a Petrópolis ressaltou que “os desembargadores não reconheceram o direito da Ambev ao uso com exclusividade da cor vermelha”. Dessa maneira, ambas as marcas poderiam manter a cor nas latinhas, se assim desejarem.

Elevado investimento


“O que está em pauta de discussão neste processo é a utilização de uma estratégia publicitária engendrada por uma marca de cerveja consagrada, Brahma, por um produto de concorrente, Itaipava”, anotou o relator do processo, desembargador Edson Aguiar Vasconcelos. O magistrado achou importante ressaltar também que a lata vermelha lançada pela Brahma é fruto de uma campanha publicitária que “custou elevado investimento”. “E não se diga que tal conduta não é suscetível de levar o consumidor a confundir os produtos”, afirmou Vasconcelos. Para ele, as latas na mesma cor podem induzir as pessoas acreditar que os produtos são similares ou de mesmo sabor.


(Fonte: Portal UOL)

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