Uma das estrelas da campanha da presidente Dilma Rousseff (PT), em 2010,
o avião não tripulado que seria a principal arma para combater o
tráfico de drogas nas fronteiras não voa desde janeiro deste ano por
falta de contrato de manutenção. Uma cláusula da compra do sistema, feito junto à empresa israelense IAI
(Israel Aerospace Industries), impede a aeronave de voar sem o contrato
de manutenção. A manutenção não é só para eventuais reparos do avião em caso de
acidente. Ela inclui a checagem do equipamento, altamente sofisticado,
antes de toda decolagem. Os Vants (veículos aéreos não tripulado) são aeronaves controladas
remotamente, a partir de uma base em terra. A versão comprada pela PF é
capaz de fotografar o rosto de um traficante a 9.000 metros de altitude,
segundo a empresa israelense.
O sistema completo consumiu cerca de R$ 80 milhões, de acordo com a PF.
Inclui uma estação terrestre, equipamentos ópticos que registram e
transmitem imagens para uma base terrestre e um segundo Vant que ainda
não chegou ao Brasil. No primeiro ano do governo Dilma, a PF anunciou que o projeto inteiro
estava orçado em R$ 655 milhões. O pacote incluía 14 Vants e quatro
estações terrestres: no Paraná, em Brasília, em Rondônia e no Estado do
Amazonas. O conjunto seria suficiente para patrulhar os 15.791 quilômetros da
fronteira terrestre brasileira, de acordo com o projeto original. Uma única estação saiu do papel, em São Miguel do Iguaçu (PR), ao lado
de Foz de Iguaçu, na tríplice fronteira. Foi inaugurada em novembro de
2011, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Desde então, o
projeto já sofreu com falta de combustível e até de uma carreta para
transportar o Vant. O avião voou 400 horas e identificou cerca de 1.200 alvos críticos, como
portos e barcos clandestinos. Parou no fim do ano passado porque
acabaram as horas de treinamento que a empresa israelense incluiu na
venda. Daí a necessidade do contrato de manutenção.
(Fonte: Arquivos da Gazeta)
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