quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quarta edição do Bunka-Sai começa nessa sexta-feira

A partir da próxima sexta-feira, às 19 horas, a cultura japonesa vai invadir o Centro Histórico para a 4ª edição do Bunka-Sai, com programação gratuita na Praça Visconde de Mauá, no Centro de Cultura Raul de Leoni e na Casa Claudio de Souza. Quatro restaurantes japoneses estarão reunidos para oferecer ao público o melhor da gastronomia do Japão neste final de semana. O público poderá conferir ainda, exposições, teatro, cinema, música, oficinas, dança folclórica japonesa, artes marciais, fantasia de ANIME do Japão, e muito mais até o dia 26 de agosto. A Solenidade de Abertura acontece dia 03 de agosto, às 19 horas, na Praça Visconde de Mauá, com o tradicional Kagami Biraki (Sangria do barril de Saquê), integração do Coral Municipal e Taiko do Grupo Rio Nikkei, Cosplay (fantasia de ANIME do Japão) do grupo Bloody Ringo, Bon-Odori (dança folclórica do Japão) com o grupo Associação Nikkei de Petrópolis e abertura das barracas de alimentação.

Durante todo o final de semana as apresentações acontecem das 10h às 20h, com o forte da gastronomia japonesa a todo o vapor. Sábado às 13h30, acontece também a palestra sobre tecnologia japonesa de robôs com a demonstração do robô terapêutico que tem a forma de um bebê foca, cujo desenvolvimento foi baseado no conceito terapêutico que utiliza animais em instituições médicas e escolas e crianças portadoras de deficiência. A partir de segunda-feira, o Centro de Cultura Raul de Leon (Praça Visconde de Mauá, 305, centro) continua com a programação do Festival de Cinema Japonês no Cine Humberto Mauro, com debates logo após as exibições. Na Galeria Aloísio Magalhães o destaque é a mostra Bonsai – Arte de cultivar árvores em miniaturas e a exposição “Japão – uma dádiva dos mares / Brasil – um presente dos trópicos”, onde a fauna e a flora dos dois países estarão em foco, caracterizando suas biodiversidades.

Na Galeria Djanira os vasos de cerâmica criados exclusivamente para o Bunka-Sai são mostrados como parte integrante dos arranjos florais da arte de Ikebana. A História da imigração japonesa no Brasil é contada através de fotografias no Espaço Alternativo, no 2º andar do Centro de Cultura. A programação prossegue com workshops de Kirigami, Bonsai, desenho e pintura, Origami, Mangá e língua japonesa. O teatro está presente com as peças “A Gratidão da Garça” e o “Romance das Estrelas”. Destaque também serão as palestras na Casa Cláudio de Souza nos dias 07 e 08, na Praça da Liberdade, 247, centro. Veja programação completa no site www.petropolis.rj.gov.br e acesse o facebook.com/BunkaSai2012. A organização do Bunka-Sai é da Associação Nikkei de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.

(Fonte: Gazeta das Cidades)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.